sexta-feira, 29 de junho de 2007

Mundo terá 9 bilhões de pessoas em 2050, diz ONU

LONDRES - O mundo atingirá em 2008 um ponto em que pela primeira vez a população urbana vai superar a rural, disse a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira, 27, alertando para a necessidade de preparativos. O relatório mostra que, até 2050, mundo terá 9 bilhões de pessoas.
Do contrário, cidades e aldeias podem ficar sobrecarregadas, especialmente nos países em desenvolvimento, segundo Thoraya Obaid, diretora do Fundo Populacional da ONU (UNFPA, na sigla em inglês). "O crescimento urbano está acontecendo, é inevitável", disse Obaid no lançamento do relatório Situação da População Mundial 2007.
"Mas, a não ser que seja gerenciado, ele vai nos gerenciar e pode se tornar um ninho de turbulência política e conflito armado."
A ONU já disparou esse alarme várias vezes, sendo a mais notável em 2003, num relatório sobre o crescimento das favelas, onde vive um terço da população urbana mundial.
A mensagem do novo relatório do UNFPA é ainda mais clara. Diz que até 2008 3,3 bilhões dos 6,6 bilhões de seres humanos viverão em áreas urbanizadas, chegando a 5 bilhões em 2030. A maioria estará nos países em desenvolvimento, em cidades costeiras, ameaçadas de inundações devido ao aquecimento global.
"As políticas têm de ser mudadas e os investimentos e programas adequados precisam ser feitos. Favelas, pobreza e violência existem porque o crescimento urbano não foi bem gerenciado."

Gerenciamento
Ela disse que os planejadores urbanos deveriam reservar terrenos para serviços básicos, como abastecimento de água, habitação e saneamento, a fim de lidar com o afluxo populacional.
Tal planejamento espacial evitaria que as favelas se proliferassem e permitiria a inclusão dos recém-chegados, especialmente mulheres e jovens, no ambiente urbano e em sua economia. "A urbanização é uma força do bem se for bem amarrada e bem gerenciada", disse Obaid, citando a maior independência das mulheres urbanas e o melhor acesso a saúde pública e planejamento familiar.
Segundo ela, a urbanização desordenada alimenta a pobreza e a desesperança, criando um mercado pronto para a exploração e o abuso por parte de criminosos e políticos inescrupulosos.

Favelas
O cenário de concentração do crescimento urbano em cidades do mundo em desenvolvimento fez o UNFPA alertar para a conseqüente explosão das favelas. Atualmente, um bilhão de pessoas vive em favelas, 90% das quais estão nos países em desenvolvimento e 40% na Índia ou na China.
Para os brasileiros, as favelas viraram a maior ilustração das grandes cidades, com milhões de habitantes. Mas o relatório ressaltou que a maior parte do crescimento se dará em cidades de menos de 500 mil habitantes. "É preciso concentrar a atenção onde o crescimento é maior", afirmou a diretora-executiva do UNFPA, Thoraya Ahmed Obaid.
"Uma atitude proativa em relação ao inevitável crescimento urbano teria minimizado muitas de suas conseqüências negativas, particularmente a formação de favelas e a falta de serviços urbanos para os pobres."

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário