terça-feira, 1 de setembro de 2009

Votar. Mas em quem?

Um eleitor de Rondônia decidiu recorrer ao STF para garantir o direito de votar mesmo que esteja fora de seu domicílio eleitoral — o que hoje não é permitido.
Na ação, o eleitor questiona a suposta omissão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em regulamentar o mecanismo, já que o voto é um direito previsto pela Constituição Federal (artigo 14). Ele aponta que a inexistência do voto em trânsito vem impedindo uma expressiva parcela do eleitorado brasileiro de exercer esse direito. A Reforma Eleitoral que está em análise no Congresso previa originalmente o sufrágio fora do domicílio, que chegou a ser aprovado pela Câmara. Mas o Senado deve derrubar o mecânismo na votação do projeto, que ocorre na próxima terça (1º/9).
Segundo o advogado da causa, cerca de oito milhões de eleitores (10% do eleitorado), deixaram de votar nas eleições de 2006, o que para ele é um sério atentado à Democracia.

Admirável a vontade do eleitor, pena não ter candidato apto a voto tão sério.

6 comentários:

  1. fico muito feliz em saber que vc e uma menina inteirada na politica, parabens

    ResponderExcluir
  2. Nao tao inteirados quanto eu gostaria. Gostaria que nossa meninada questionasse mais as noticias do jornal nacional e da veja, grandes balcoes de negocios. Mas ainda faremos desse pais um lugar melhor, espero. Obrigada pela leitura.

    ResponderExcluir
  3. beijos sobrinha querida e um bom sete de setembro, junto com seus gatos,"patricio, monk,e o outro que esqueci o nome, desculpe-me
    boinha, Maria Rosa

    ResponderExcluir
  4. Boinha. Eu, patricio, monk e lilith, desejamos tambem pra voce, pra tia maria rosa e pra toda a cachorrada uma otima semana, e aguardamos a visita aqui em casa. Beijos

    ResponderExcluir
  5. bom será (sim , acredito que um dia ainda será) quando tivermos o direito de não votar. aí sim poderemos viajar numa boa, andar pelas ruas e nas calçadas, inclusive, numa boa.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Rê, bom mesmo será quando o voto for facultativo e tenhamos a vontade de votar, e tenhamos candidatos aptos ao nosso voto. Beijo, saudade

    ResponderExcluir