sábado, 30 de junho de 2007

Até na investigação de racismo os negros são preteridos ...

Muro em frente à universidade foi pichado contra sistema de cotas para negros.

Um dossiê colhido pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre manifestações racistas de um grupo que agiria dentro da instituição denuncia a postura racista de um grupo que estaria agindo dentro da universidade.
Nessa segunda-feira (25), o muro de um bar na Avenida João Pessoa, em frente à Faculdade de Direito da universidade, em Porto Alegre (RS), foi pichado com a frase “Negro só se for na Cozinha do R.U., cotas não!". No mesmo local, foi pintada uma cruz suástica, símbolo do nazismo. Já na Rua Sarmento Leite, uma calçada foi pintada com a frase "Voltem para a Senzala".
O racismo e o nazismo são crimes, segundo a constituição federal, e podem gerar penas de até cinco anos de prisão.
A 10ª Delegacia de Polícia da capital está investigando o caso. A polícia analisará relatos do Disque-Pichação e conversará com integrantes do grupo que é contra as cotas. Mesmo assim, o delegado Gerson Mello descarta um trabalho de investigação aprofundado.
Fonte: g1.globo

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Condenação para fumicultor que decepou testículos do irmão

A 1ª Câmara Criminal do TJ confirmou decisão da Comarca de São João Batista que condenou um fumicultor pelo crime de lesões corporais de natureza gravíssima, inflingidas ao próprio irmão, que teve os testículos decepados por um canivete. O crime ocorreu na madrugada de 21 de maio de 2001, quando os irmãos comemoravam o final da safra de fumo daquele ano. Ambos estavam embriagados. Os irmãos não declinaram o motivo da agressão, que trataram como simples brincadeira. A vítima, aliás, disse ter perdoado o agressor, com quem mantêm relações cordiais. Uma testemunha, contudo, em depoimento, afirmou que a mutilação teria ocorrido a pedido da vítima, que se considerava muito magro e fraco para as lides da roça. Arrancar os testículos, nesta linha de raciocínio, serviria para “engordar e ter força para trabalhar”.

Fonte: TJSC

Mundo terá 9 bilhões de pessoas em 2050, diz ONU

LONDRES - O mundo atingirá em 2008 um ponto em que pela primeira vez a população urbana vai superar a rural, disse a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira, 27, alertando para a necessidade de preparativos. O relatório mostra que, até 2050, mundo terá 9 bilhões de pessoas.
Do contrário, cidades e aldeias podem ficar sobrecarregadas, especialmente nos países em desenvolvimento, segundo Thoraya Obaid, diretora do Fundo Populacional da ONU (UNFPA, na sigla em inglês). "O crescimento urbano está acontecendo, é inevitável", disse Obaid no lançamento do relatório Situação da População Mundial 2007.
"Mas, a não ser que seja gerenciado, ele vai nos gerenciar e pode se tornar um ninho de turbulência política e conflito armado."
A ONU já disparou esse alarme várias vezes, sendo a mais notável em 2003, num relatório sobre o crescimento das favelas, onde vive um terço da população urbana mundial.
A mensagem do novo relatório do UNFPA é ainda mais clara. Diz que até 2008 3,3 bilhões dos 6,6 bilhões de seres humanos viverão em áreas urbanizadas, chegando a 5 bilhões em 2030. A maioria estará nos países em desenvolvimento, em cidades costeiras, ameaçadas de inundações devido ao aquecimento global.
"As políticas têm de ser mudadas e os investimentos e programas adequados precisam ser feitos. Favelas, pobreza e violência existem porque o crescimento urbano não foi bem gerenciado."

Gerenciamento
Ela disse que os planejadores urbanos deveriam reservar terrenos para serviços básicos, como abastecimento de água, habitação e saneamento, a fim de lidar com o afluxo populacional.
Tal planejamento espacial evitaria que as favelas se proliferassem e permitiria a inclusão dos recém-chegados, especialmente mulheres e jovens, no ambiente urbano e em sua economia. "A urbanização é uma força do bem se for bem amarrada e bem gerenciada", disse Obaid, citando a maior independência das mulheres urbanas e o melhor acesso a saúde pública e planejamento familiar.
Segundo ela, a urbanização desordenada alimenta a pobreza e a desesperança, criando um mercado pronto para a exploração e o abuso por parte de criminosos e políticos inescrupulosos.

Favelas
O cenário de concentração do crescimento urbano em cidades do mundo em desenvolvimento fez o UNFPA alertar para a conseqüente explosão das favelas. Atualmente, um bilhão de pessoas vive em favelas, 90% das quais estão nos países em desenvolvimento e 40% na Índia ou na China.
Para os brasileiros, as favelas viraram a maior ilustração das grandes cidades, com milhões de habitantes. Mas o relatório ressaltou que a maior parte do crescimento se dará em cidades de menos de 500 mil habitantes. "É preciso concentrar a atenção onde o crescimento é maior", afirmou a diretora-executiva do UNFPA, Thoraya Ahmed Obaid.
"Uma atitude proativa em relação ao inevitável crescimento urbano teria minimizado muitas de suas conseqüências negativas, particularmente a formação de favelas e a falta de serviços urbanos para os pobres."

Fonte: Estadão

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Jornal do Apocalipse no Jornal da Praça Benedito Calixto

Começa daqui a 50 metros, daqui a 50 Decretos Estaduais contra a autonomia das universidades públicas. E os jornais (e jornalistas tacanhos) não se cansam de relegar os estudantes a baderneiros. Vagabundos! como diria o prefeito noutra ocasião contra o exercício da cidadania. E quem leu os Decretos? E, se apenas os estudantes leram os Decretos, eles são os vagabundos? Nem o governador leu, a mulher disse que era bom, as filhas disseram que gostaram, mas ele mesmo ... tava furando a fila das celebridades políticas para ver o Papa passar. "Estava `a toa na vida, o meu amor me chamou, pra ver" o Papa passar ... Só não passam as verbas para a educação.Aliás, São Paulo tem 5 milhões ou bilhões aplicados na bolsa (não seria diferente na cidade das obras superfaturadas, agora até a implosão do carandiru está sob suspeita). Nós, cidadãos, deveríamos facilitar a coisa: ao invés de pagar impostos (que não vemos aplicados em nosso benefício), deveríamos aplicar na bolsa, assim teríamos a garantia de bons hospitais e boas escolas, pagos diretamente do nosso bolso, sem perder tempo pagando impostos. É promoção, pague 1 leve 3, aproveita que o patrão tá falido! Todas as estradas levamao fim do mundo. O fim está próximo! Só "control S" salva! A turnê do fim do mundo segue, reserve já seu camarote. Para quem acha que no Brasil tudo é samba suor e cerveja, pode se deliciar. O fim do mundo vem pelo sambódromo ou atrás do bloco da Ivete. É a pipoca do fim do mundo. mas seria melhor abrir o olho. oshow está acontecendo em outro lugar, sempre está acontecendo algo longe dos olhos e ouvidos dos desavisados. O fim do mundo vem na guerra? Então porque estão pedindo para o Brasil guerrear com a Venezuela? Com a Bolívia? Com a Argentina? Se o fim vem pela natureza? árvore cai e destrói um carro. sindico afirma que a burocracia impediu a poda. Um carro. Quantos carros destroem quantas árvores? Na boa, é que nem tourada, as vezes o touro chifra o cara. essa não é a graça do jogo? Então o fim não vem pela natureza, e sim pela falta dela. Cimentão em tudo. olhando do céu parece uma craca. já reparou? você olha pela janela do avião e só vê mar. daí vai chegando a mata, daí uma represa. de repente começa a aparecer. um prédio aqui, outro ali. será que faz diferença se é de luxo ou favela? do alto parece a mesma craca. bem vindo à grande metrópole. primeiro as mulheres e as crianças! Ou os animais transformados em bichinhos pets retardados castrados e sem unhas para arranhar, como seria natural, presos dentro dos apartamentos de luxo. Começa daqui a 50 árvores caídas, daqui a 50 animais agonizando na selva de pedra, daqui a 50 homens castrados ....

Colaborou Patrício Salgado.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Sobre Dawn Of The Dead

Inaugurando a coluna Cinema do Apocalipse:

Madrugada dos Mortos (1978), é considerado por muitos o melhor filme da Quadrilogia dos Mortos do mestre George Romero.

Madrugada é o segundo da série, e inaugura as cores (o precursor Noite dos Mortos Vivos, de 1968, era branco e preto) e as cenas mais elaboradas de sangueira que hoje caracterizam o gênero de "Filme de Zumbi".

O filme trata basicamente de um grupo de pessoas que se refugia de zumbis dentro de um shopping center. A crítica ao consumismo fica clara nesta película, em cenas memoráveis, como quando parte do grupo sai para fazer "compras" e distraem a atenção dos zumbis batendo fortemente num vidro, às gargalhadas.

Em seguida vieram Dia dos Mortos de 1985 (meu preferido) e Terra dos Mortos, de 2005, que encerra a série.

Para entender e desfrutar deste gênero inventado por Romero, nada melhor que assistir ao primeiro da série: Noite dos Mortos Vivos, clicando aqui.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Dawn of the dead ... Cadáver invade casa e município é condenado

Um defunto em estado de decomposição, fora do caixão. Esse foi o cenário macabro presenciado por uma família de Teófilo Otoni dentro de casa. O corpo foi carregado, junto com lama e restos mortais de outros corpos, após o desmoronamento do muro que divide o terreno do imóvel com o cemitério municipal.
O fato aconteceu na madrugada de 27 de outubro de 2004, quando um temporal que atingiu a cidade provocou a queda de parte do muro do cemitério sobre três casas. Com o acidente, o terreno cedeu e ossadas foram empurradas para dentro da residência de S.S.F., provocando, inclusive, a abertura de um caixão, onde havia um defunto sepultado há apenas duas semanas. Com o impacto, a tampa do caixão atingiu a perna da moradora, que sofreu infecção bacteriana devido ao ferimento.
Segundo os autos, o corpo só foi removido no período da tarde, deixando o ambiente da casa impregnado pelo cheiro de matéria orgânica em decomposição. A grande quantidade de lama, ossos, pedras e restos de construção impediu a abertura da porta da sala. Foi necessária a ajuda de vizinhos para que a proprietária e suas duas filhas pudessem ser resgatadas da casa, que teve móveis e aparelhos elétricos destruídos.
Ao condenarem a administração municipal, os magistrados levaram em conta os prejuízos morais sofridos pela família. S.S.F e suas filhas alegaram que, após o acidente, passaram por um processo de depressão e medo de residir no mesmo local.

Fonte: TJMG

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Polícia para quem precisa de polícia ...

Vigia surrado pela PM e abandonado pela empresa ganha indenização

O vigilante, de 54 anos, foi contratado pela Tamandaré em janeiro de 1997 para trabalhar na garagem da empresa de ônibus. Segundo relatou na petição inicial, em novembro de 2002 estava em seu posto de serviço quando presenciou um princípio de tumulto no interior da garagem e notou que algumas pessoas começaram a quebrar alguns ônibus. Imediatamente, ligou para a Polícia Militar, a fim de preservar o patrimônio da empresa e conter os ânimos. O atendimento policial, no entanto, segundo contou o empregado, somente chegou ao local uma hora e meia após o chamado, quando a situação já havia sido contornada.
Indignado com a demora, o vigia reclamou com os policiais que foram tardiamente prestar o atendimento, momento em que foi violentamente agredido por eles. Além da surra que levou da polícia, que lhe causou lesões no rosto, o empregado foi levado preso e mantido na cadeia por cerca de oito horas. Toda a violência, segundo o vigia, foi presenciada por prepostos da empresa e colegas de serviço, sem que houvesse qualquer interferência em seu favor. Três dias após o incidente, foi chamado pela direção da empresa. Apresentou-se com a certeza de que receberia um elogio em sua ficha funcional, mas foi surpreendido com um aviso de demissão. O trabalhador ajuizou reclamação trabalhista pleiteando, dentre outras verbas, indenização por danos morais no valor de R$ 163.800,00.
A empresa apresentou contestação negando a existência de dano moral.

A sentença, posteriormente reformada pelo TRT da 9ª Região (PR), foi favorável ao vigia. “Os fatos demonstram que o autor procurou cumprir a sua função como empregado, zelando pela segurança do patrimônio da reclamada e que por isso sujeitou-se à essa situação vexatória. A empresa não prestou qualquer assistência ao autor, abandonando-lhe à própria sorte. Fato deprimente, que avilta profundamente a dignidade humana, pois a agressão parte de quem deve proteger. A reclamada foi desleal, mesquinha, cruel”, destacou o juiz da Vara do Trabalho de Colombo (PR). A indenização por dano moral foi fixada no valor pleiteado pelo empregado.

Em última instância, a Terceira Turma do TST entendeu que ficaram devidamente demonstrados o dano moral (sofrimento do empregado pela humilhação sofrida em razão da detenção policial) e o nexo de causalidade (dano relacionado com o contrato de trabalho), e condenou a empresa a pagar ao empregado indenização por danos morais no valor de R$ 30 mil. (RR nº 429/2004.657.09.00-0)

Fonte: TST

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Jornal do Apocalipse no Jornal da Praça Benedito Calixto

Começa a gargalhada hoje, daqui há 50 dias, daqui há 50 pautas de votação no Congresso, daqui há 50 anos (se a crise energética não se consumar). E sabe quem é o atual Presidente da Comissão de Constituição e Justiça? O ACM. Eu preferiria se fosse ACME, Perna-longa para Presidente da CCJ, como sucessor do Lula, aliás para Governador do Estado, porque a saúde seria levada a sério. Tempos atrás fui ao pólo de diabetes do Estado de São Paulo que, por lei estadual, deve fornecer todos os insumos para tratamento da doença, e fui informada que não fazem mais cadastros porque já tem muito doente cadastrado. Quero meu nariz de palhaço! Qual a função de uma lei estadual que não é respeitada pelo Estado? Eu vou pedir meus remédios pro PCC, porque eles sim pagam remédios para a comunidade carente e até financiam times de futebol. E eu, carente de orientação fui pedir auxílio ao Papa, mas me deparei com um rio de lágrimas populares, até pensei que as pessoas estavam chorando porque o Congresso aprovou o aumento de 30% dos "parcos" proventos dos congressistas, mas era o circo religioso. Então, fui ouvir a primeira entrevista coletiva do segundo mandato do Presidente da República, que ensinou técnicas abortivas como agulha de tricô e chá de caroço de abacate (arrá, essa você não sabia!). Enfim, acho que a culpa deve ser minha por ser diabética, já que todas as propagandas públicas culpam o cidadão: se as ruas estão sujas, a culpa é do cidadão que é porco e joga lixo na rua, não da limpeza pública ineficaz e da falta de lixeiras; se não há recursos para garantir bons serviços públicos, a culpa é do cidadão que não pede nota fiscal, não do desvio de verbas. E o Algore deveria pedir autorização a este distinto apocalíptico, já que agora vive `as custas do fim do mundo (e já que não conseguiu se eleger Mr. President para dar causa ao fim do mundo, como faz o eleito). Quero meu nariz de palhaço para começar a gargalhada daqui há 50 minutos, daqui há 50 entrevistas coletivas...

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Conversa informal no google talk

eu: e ai, apanhou alguma flor da sé?
Donatus: nao estava afim de apanhar uma flor da se e ficar com flor no pau... nunca sai com puta (pagando...)
Enviado às 17:14 de Quinta-feira
eu: nao entendi, voce quis dizer que ja saiu com puta como um encontro nao profissional, ou classifiou alguma garota da sua vida sexual de forma nao muito lisonjeira?
Enviado às 17:16 de Quinta-feira
Donatus: nao, ja sai com garotas que, em horario comercial exercem ou ja exerceram essa profissao....mas como ela nao estava trabalhando....
isso sem falar naquelas que nao perguntei a profissao
pq vc sabe qtas garotas de programa SP tem...
Enviado às 17:20 de Quinta-feira
eu: só SP? é a profissão mais antiga do mundo ...
Enviado às 17:21 de Quinta-feira
Donatus: 50 mil
sabia 50 mil
se temos 5 milhoes de mulherem em SP, 1 por cento e puta
eu: 50 mil porstitutas em SP?
Donatus: ai vc tira as muito velhas e as muito novas....as muito feias e as muito religiosas....sobram 500 mil
quer dizer, a cada 10 mulheres em idade reprodutiva e de boa aparencia, 1 e puta
50 mil, oficialmente, fora o que nao e contabilizado, que nornalmente e mais o dobro
Enviado às 17:40 de Quinta-feira
Donatus: serio, empiricamente falando, eu, solteiro, exercendo minha condicao de cacador solitario nas noites paulistanas (mas nao va dizer meu nome, diga Donatus)
...percebo que, das mulheres que sao atraentes, uma em tres sao putas
...ai passamos a desenvolver gostos mais exoticos...
Donatus: vender o corpo e o melhor dos negocios, monetarimante falando. como vivemos numa sociedade pos moderna, socialmente tradicionalista, mas economicamente neoliberal e nem um pouco preoucpada com o desenvolvimento social das pessoas, resta mesmo dar e cobrar para isso ao inves de estudar, estudar, trabalhar, trabalhar, contar com sorte, QI...QE...nao da para condenar, mas e um sintoma disso tudo...depois de acabarem com nossos rios, nosso ar, peixes, acabaram com nossa inocencia....e como se nao bastasse, estao tirando tb nossas mulheres...ai e o fim
fim do mundo
Enviado às 17:57 de Quinta-feira

Isaac Newton previu o fim do mundo para 2060



Isaac Newton, um dos cientistas mais influentes de todos os tempos, previu o fim do mundo para 2060, segundo manuscritos do famoso físico apresentados pela Universidade Hebraica de Jerusalém.

Em uma carta datada de 1704, Isaac Newton, físico e astrônomo inglês que era interessado em teologia e alquimia, fez um cálculo baseado em um fragmento da Bíblia, retirado do Livro de Daniel.

Segundo ele, 1.260 anos se passariam entre a refundação do Santo Império Romano por Carlos Magno, no ano 800, e o final dos tempos.

Fonte: Último Segundo


quarta-feira, 20 de junho de 2007

Será que cuecão de couro pode? Discussão de alta relevância nacional ...

Fonte: STF

Mão Branca não consegue liminar para usar chapéu de couro no pleno da Câmara

O Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu o pedido de liminar do Deputado Federal Edigar Mão Branca (PV-BA), que pretendia garantir judicialmente o direito de usar seu chapéu de couro no plenário da Câmara. A liminar foi solicitada em Mandado de Segurança (MS nº 26.557) que ainda será julgado em definitivo.
A controvérsia começou quando a Mesa Diretora da Câmara anunciou que proibiria o uso do acessório. Logo em seguida, Mão Branca ingressou com o mandado de segurança, onde alega que uma eventual proibição de utilizar o chapéu nas sessões plenárias da Câmara o impediria de “exercer livremente o seu mandato” e limitaria “os seus direitos de ir e vir e de se expressar”.
Para decidir no caso, Mendes levou em conta informações do Presidente da Câmara, Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). Segundo Chinaglia, a questão levantada por Mão Branca tem “índole iminentemente política, cuja apreciação e decisão competem apenas à Casa Legislativa”.
“Assim, em juízo sumário sobre a questão, não vislumbro direito fundamental do impetrante [Mão Branca], seja à liberdade de ir e vir, seja à liberdade de expressão, cuja possível violação justifique, neste momento processual, uma decisão cautelar [liminar]”, disse o ministro.

O processo foi encaminhado para a Procuradoria Geral da República, que emitirá parecer sobre o caso.

Jornal do Apocalipse no Jornal da Praça Benedito Calixto

Começa a doer hoje, daqui a 50 kilômetros por hora. A natureza se dói e destelha casas no Jardim Aeroporto. Ops! O apocalipse é de Pinheiros ... nem vem. Se bem que o aPACalipse é do Brasil. E a luta continua companheiro, só que agora é cada um pelo seu e contra o alheio. O pronome "nós" virou obsoleto, agora só se usa o "eu". E alguém tem que avisar os aposentados da FEPASA que receberiam indenização da Rede Ferroviária Federal (que desaPACreceu) pelos descontos de 20% efetivados em seus proventos que a fila do precatório causa falência ... dos órgãos e do credor, e como dói pra esperar! Tosse e pede um troco que o corpo se retorce. Vai ver se Jesus virá no sábado e você estará usando uma linda gravata de seda. Aleluia! Devíamos todos requerer nosso direito à gravata de seda e às informações relevantes nos jornais diários. E ao direito de sermos fracos, sem exploração de nossa hipossuficiência pela mídia e pelo Capital. E do que é mesmo que precisamos para sermos felizes? De fofocas sobre desgraças alheias certamente não. Cerveja! Ou não. Sem educação ficaremos nisso. E ainda que o prefeito esperneie, ainda que os advogados carreguem (literalmente) processos por escadarias e anos intermináveis sem obter solução, continuaremos sem educação e sem dignidade. Vai doer hoje, daqui a 50 dias, daqui a 50 anos, daqui a 50 metros ...

Conversa informal no msn

eu: tem alguma noticia sobre o fim do mundo para hoje?
Enviado às 12:25 de Quarta-feira
Andre: bom, tirando a faixa de gaza, que já não faz mais parte desse mundo, acho que não!

Jornal do Apocalipse no Jornal da Praça Benedito Calixto

Começa hoje, agora, daqui a 50 metros ... se você mora, trabalha, ou porta ilícitos (todo mundo!) em Pinheiros, chegou o porta-voz do Apocalipse , porque o mundo vai acabar num buraco em Pinheiros! Eu não queria tocar na ferida, mas vou tocar bem fundo, mais fundo que o buraco do metrô, abaixo dos corpos abaixo do metrô. E para pagar as indenizações `as famílias vítimas da linha 4 amarela só sendo Olavo. Eu quero o Banco do Olavo. Porque o Banco do Brasil já era. Vão vender. Estão vendendo o Brasil há muito tempo. Vão vender a produção do etanol, e nenhum trabalhador das fazendas de cana-de-açúcar vai desfrutar da venda das commodities, tampouco os países do Mercosul. "Go home gringo". Precisava parar a cidade para o Mr. President do mundo passar? E Pinheiros não parou. Ora, como fica nossa reputação de bairro do Apocalipse? É por isso que o trânsito é uma bosta (já diria o grande sábio Patroniq), porque ninguém (inclusive nós que nos achamos super certinhos, mas atravessamos a rua fora da faixa de pedestres, ou que competimos no trânsito com o imbecil que nos ultrapassou pela direita) respeita o ser humano que está `a sua frente, ou a seu lado, dormindo na sua cama. Qual é mesmo o nome dele ou dela? Qual o escritor preferido dela ou dele? E qual a sua fobia? Encontrar uma pessoa que te ame e que você ame de verdade e não ter coragem de ficar com ela, ou cair num buraco no meio da rua? Pode ser hoje, agora, no ano que vem ou daqui a 50 metros ...