quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A história no presente (ou por que a elite "cansada" não foi à passeata em defesa da igualdade racial? ou por que tanta resistência a este feriado?)

Segundo o IBGE, no Brasil os negros e "pardos" chegam a um número próximo a 60% da população. Entre a população negra jovem, 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros. O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos.

O Quilombo dos Palmares foi fundado no ano de 1597, por escravos foragidos de um engenho situado em terras pernambucanas. Ganga Zumba foi o primeiro rei do Quilombo dos Palmares. Com Ganga Zumba morto após acreditar num pacto de paz com os senhores de engenho, Zumbi assumiu o posto de rei. Alguns anos após a sua fundação, o Quilombo dos Palmares foi invadido por uma expedição bandeirante. Muitos habitantes, inclusive crianças, foram degolados. Um recém-nascido foi levado pelos invasores e entregue como presente a Antônio Melo, um padre da vila de Recife. Com o extermínio do Quilombo dos Palmares, Zumbi fugiu junto a outros sobreviventes do massacre para a Serra de Dois Irmãos. Contudo, em 20 de novembro de 1695 Zumbi foi traído por um de seus comandantes, Antônio Soares, que trocou sua liberdade pela revelação do esconderijo. Zumbi foi então torturado e capturado. Jorge Velho matou o rei Zumbi e o decapitou, levando sua cabeça até a praça do Carmo, na cidade de Recife, onde ficou exposta por anos seguidos até sua completa decomposição.

Fonte: SóNotícias

Um comentário:

  1. Particularmente não gosto do papo do feriado. O Brasil já tem bastante feriado. Termos o Dia da Consciência Negra é mais do que merecido, mas fazer disso feriado acho questionável.
    Por exemplo. Será que as cotas, determinar que certo dia do ano seja feriado irão de fato fazer com que o preconceito acabe? Será que são atitudes como essas que vão abrir os olhos dos imbecis espalhados pelo mundo cheios de idéias pré-concebidas acerca de tudo e de todos?
    Duvido muito. Ah! E eu sou negra, que isso fique bem claro. Negra, índia e mulher.

    ResponderExcluir