segunda-feira, 20 de abril de 2009

Teste objetivo

Qual dessas leis você acha que está sendo questionada por inconstitucionalidade no STF?

A) Lei dos Crimes Hediondos (Lei n. 8.072/1990)
Na prática, ela não reduziu em nada a incidência deles. Basta ver os dados da grande São Paulo: os homicídios e o tráfico de drogas, que já vinham subindo antes da lei, mantiveram essa tendência. Outros crimes hediondos, como o sequestro e o estupro, mantiveram-se quase na mesma linha. A aplicação da pena de morte cresceu no mundo (um relatório da Anistia Internacional mostrou que o número de execuções dobrou em 2008, em relação ao ano anterior). No entanto, os crimes passíveis dessa pena naqueles países não caíram. (Alberto Silva Franco, presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais)
Fonte: Estadão

B) Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006)
O relatório global da ONU "Progresso das Mulheres no Mundo 2008/2009" aponta como desafios urgentes: a maior participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, a garantia de políticas públicas que assegurem os direitos das mulheres e a responsabilização do poder público em relação às políticas para as mulheres. Uma das constatações mais importantes do relatório é a classificação da Lei Maria da Penha como uma das três legislações mais avançadas para enfrentamento da violência contra as mulheres no mundo.
Fonte: JusBrasil

Resposta:
Em virtude da controvérsia judicial que se instalou no país sobre a aplicação da Lei Maria da Penha, com decisões que afirmam tanto a inconstitucionalidade, como a constitucionalidade da lei, o Presidente da República ingressou, em dezembro de 2007, com ação perante o Supremo Tribunal Federal (STF), com o fim de obter a declaração de constitucionalidade da lei.
Fonte: Portal Violência contra a Mulher

Nossos juízes não questionam a lei quando se trata de deixar o sujeito apodrecendo na cadeia por 360 dias sem sol, mas quando é para submeter a julgamento um homem que agride uma mulher fisicamente, agem como se estivessem lhe tolhendo o próprio "direito".

segunda-feira, 6 de abril de 2009

O melhor cliente do mundo

BRASÍLIA - A crise institucional que atinge o Senado fez nesta sexta-feira, 3, nova vítima: Carlos Roberto Muniz, diretor da Secretaria de Telecomunicações. Ele foi exonerado pelo primeiro-secretário, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), depois de ter apresentado um dossiê sobre as despesas dos senadores com telefonia. Em razão disso, no mês passado o senador Tião Viana (PT-AC) teve de dar explicações sobre o celular do Senado que emprestou à filha, em janeiro, durante uma viagem de férias ao México. Segundo dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), só em 2008 o Senado gastou R$ 18 milhões em serviços de telecomunicações.
Fonte: Estadão

Empresas de telefonia e instituições financeiras continuam sendo a pedra no sapato do consumidor. Procon-GO divulgou o ranking estadual de reclamações referentes ao período de 13/03/2008 a 12/03/2009. Na lista, constam 10 empresas campeãs de reclamações no Estado. O serviço de telefonia aparece em primeiro lugar, com 23.849 atendimentos.
Fonte: Diário da Manhã

O ranking de empresas de que se reclama ao Procon-SP foi divulgado na sexta-feira, 15/03/09. No total, o órgão registrou 531 mil queixas, sendo mais de 3,6 mil contra a Telefônica, que ocupa o primeiro lugar. Em segundo lugar no ranking ficou o banco Itaú, pelo segundo ano consecutivo. Em seguida, figuram a TIM, o Unibanco e a Brasil Telecom/Oi.
Fonte: DCI

Com um clientão desses (o Estado brasileiro), por que as operadoras de telefonia se preocupariam em prestar um serviço de boa qualidade `a população?