terça-feira, 15 de abril de 2008

Procura-se técnico especialista

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) considerou "prejudicial" ao mercado a divulgação feita ontem pelo diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, de informações sobre a área da Petrobras conhecida como "Pão de Açúcar", na Bacia de Santos. Diante da repercussão negativa, a ANP divulgou, à noite, uma nota esclarecendo que as declarações de Haroldo Lima tiveram "caráter oficioso".
Na Lei do Petróleo (nº 9478/97) em seu artigo 8º, item 12, fica especificado que a agência deve "consolidar anualmente as informações sobre as reservas nacionais de petróleo e gás natural transmitidas pelas empresas, responsabilizando-se por sua divulgação". "Não cabe à agência divulgar reservas de uma empresa específica, por conta de estar beneficiando a empresa. Para comprovar isso, é só ver como as ações da Petrobras subiram", disse um ex-técnico da reguladora.
Fonte: Último Segundo

Na segunda-feira, Haroldo Lima participava de um seminário na Agência Nacional de Petróleo quando declarou que este bloco, chamado de Carioca, poderia conter 33 bilhões de barris de petróleo, cerca de cinco vezes mais que o megacampo de Tupi (5 bilhões a 8 bilhões de barris), o maior encontrado até agora. Mais tarde, a Petrobras, em comunicado à imprensa, não confirmou a descoberta de um novo campo, afirmando que ainda seriam necessários novos testes para avaliar a abrangência do novo poço localizado no bloco BM-S-9, da Bacia de Santos.
Fonte: O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário