terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O Choque das Raças ou O Presidente Negro

O escritor Monteiro Lobato intuiu profeticamente que um dia os EUA teriam um presidente negro, como acaba de acontecer na eleição de Barack Obama e bem antes do que imaginou. Ele previu que isso aconteceria em 2228. O romance O Choque das Raças, título das primeiras edições, foi originalmente publicado em folhetins, em 1926, no jornal carioca A Manhã. Depois foi mudado para O Presidente Negro.
O narrador é Ayrton, funcionário da empresa paulista Pato & Cia. Ele sofre um acidente de carro e depois disso, com a ajuda da namorada Jane, passa a adivinhar o futuro. Na eleição do 88º presidente dos EUA, há três candidatos: um branco, Kerlog, que tenta a reeleição; uma feminista, Evelyn Astor; e o negro Jim Roy. É a divisão entre machistas e feministas que permite a eleição de um negro.
A profecia realizou-se com algumas variações, mas não mudou no essencial: foi eleito um presidente negro. Nos adereços, temos duas mulheres, Hillary Clinton e Sara Palin, como adversárias de Barack Obama, que derrotou as duas e principalmente o republicano John McCain, soterrado por uma montanha de votos.


Hoje toma posse o 44º presidente (primeiro negro) dos Estados Unidos. Certamente não será (para nós brasileiros) o santo beatificado pela imprensa. Afinal de contas, ele é o presidente do país paradigma capitalista, sistema que não prima pela justiça social. Por aqui, enquanto continuarmos achando que o racismo é um problema pessoal dos negros (e não um problema social), ainda vamos demorar a eleger um presidente negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário