Depois de grupos como G-7, G-20 e Bric, mais uma sigla vem se juntar ao rol de símbolos que permeia diariamente o noticiário econômico mundial: o grupo dos Pigs, que reúne Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha. Esses quatro países europeus têm sido responsáveis por uma enxurrada de informações negativas sobre sua capacidade econômica.
O elevado endividamento do grupo gerou uma crise de confiança no mercado.
A questão que a crise dos Pigs ressuscita é que, mais uma vez, o mundo parece estar longe de uma recuperação contínua após a quebradeira gerada com a falência do Lehman Brothers em 2008, como alguns economistas já pensavam. E como não se perceberam antes os problemas que estavam por vir? A Irlanda e a Grécia possuem déficits públicos superiores a 10% dos seus PIBs, quando o limite estabelecido pela União Europeia é de 3%. Já a Espanha tem dívidas superiores a 100% do PIB, enquanto a Irlanda se aproxima do mesmo patamar.
E o Brasil, como fica neste cenário?
Fonte: Jornal do Comércio
Apocalipse responde: o Brasil fica mais uma vez na história como colônia, tendo em vista que as empresas espanholas, como Telefônica e Santander, exploram nosso dinheiro sem prestar em troca um serviço minimamente decente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário