sábado, 2 de outubro de 2010

Boca de Urna - 4a rodada

Debora,

Voce pode votar em quem você quiser evidentemente e isso faz parte da Democracia. Ainda bem.
Mas toda história pode ser contada com verdades e mesmo assim ser uma mentira. Tem uma propaganda da Folha que fala que um grande líder unificou o País, fez crescer todos os índices, melhorou o desempenho econômico do País, etc. Este homem é Hitler. Hitler teve apoio popular e fez o que fez para a Alemanha e para o mundo.
Não quero comparar Lula a Hitler, nem o PT ao partido Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. E para não ficar numa história tão escabrosa quanto esta da Alemanha na 2ª Guerra, vou fazer outro comentário que ilustra o que quero dizer:
Pense no Tiradentes. Sim, este mesmo... aquele sujeito da Capitania de Minas Gerais. Voce pensou num cara barbudo... uma imagem muito parecida com a de Cristo, certo? Pois é! Sinto em te informar, mas voce foi vítima de uma propaganda enganosa... a famosa mentira “barba de Tiradentes”. Uma revisita à história mostra que ele foi da Polícia Militar mineira, andava por aí com cabelo bem aparado e barba escanhoada. Inclusive foram encontrados em seus bens pessoais navalhas e cremes de barbear da época....
O que quero dizer é que tudo depende de como você lê a história que está passando em seus olhos.
Posso dizer várias coisas, e vou dizer, mas duvido que você as publique no seu blog, afinal, não é compatível com a leitura que você está fazendo da nossa história.
Bolsa Família: foi criada a nível federal pelo FHC (sim, ele mesmo, ex-presidente. Tivemos Presidentes antes de Lula!) Mas à época a bolsa era dividida em bolsa escola e bolsa alimentação. O que o Lula fez foi piorar os critérios de acesso (pois o hoje o povo dá quase nada de contra partida e recebe a bolsa) e reivindicar a paternidade da bolsa e dos pobres. A Bolsa seria muito melhor se o povo por exemplo tivesse de manter o filho na escola para receber, e o Governo Federal gastasse parte da verba dos juros da dívida para capacitar os chefes de família em algum curso profissionalizante. Mas com certeza é mais bonito acreditar que um homem do povo chegou ao poder e finalmente deu comida aos pobres.
Luz para todos: programa do Itamar Franco (sim, ele mesmo, ex-presidente. Tivemos Presidentes antes de Lula!). Tinha outro nome e a abrangência era menor, pois só começou a ser financiada com grande volume de dinheiro após a privatização do setor elétrico (privatização? Nossa, agora agredi a mãe de algum petista. Por que esta palavra não pode ser usada, afinal é neo-liberal!). Mas é esta mágica que fez o programa ter verba e crescer no atual Governo. Mas com certeza é mais bonito acreditar que um homem do povo que viveu nas trevas chegou ao poder e finalmente deu luz aos pobres.
PAC: simplesmente não existe. Faço uma pergunta: se o Banco Itau financiar a construção de uma fábrica da Votorantim o Itau pode dizer que fez uma fábrica de cimento? Acho que todos concordamos que não, certo? Então porque o governo petista coloca verba em algum lugar e diz que foram eles que fizeram? A Transnordestina é da CSN! E parte da verba do BNDES financiou a duplicação desta ferrovia. Não foi o governo Lula que fez a ferrovia. A Ferronorte que avança para noroeste do Mato Grosso á da ALL. Mas, porque o BNDES financiou parte da obra o governo petista diz que é obra do Governo. Mas com certeza é mais bonito acreditar que um homem do povo com sua imensa sabedoria consegue multiplicar o dinheiro disponível e fazer obras em todos os lugares do Brasil.
Imprensa golpista: São inúmeras as referencias de mídia que estão claramente a favor de Lula e do PT. Posso citar alguns como Carta Capital, Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim, etc. Assim como temos parte da mídia que está a favor de Serra e do PSDB. Mas usar estas coisas a favor de um de outro, é simplesmente usar parte da verdade. Lembra de Tiradentes e Hitler? Pois bem, pra mim é a mesma coisa.
Avanço do emprego no Brasil no governo Lula: aumentou? Sim, aumentou? Mas ele foi o único governo da história do Pais que fez empregos aumentarem? Não. Todos os momentos que a economia esteve boa, os governos tiveram esta capacidade de fazer gerar empregos. No governo dos Militares (tão satanizado por todos) também fez as taxas de desemprego despencarem.... foi a época do “Milagre Brasileiro”.
Além do que, parte dos empregos gerados pode ser creditado aos governos estaduais. São Paulo cresceu muito nos últimos anos (e era Governo do PSDB). O Rio de Janeiro melhorou muito nos últimos anos (e era Governo em parte do PMDB), enfim.... todos deram sua parcela de contribuição. Mas creditar todo o esforço somente ao Lula é no mínimo cinismo. Quer dizer que todas as empresas são estatais? Não! Então, parte dos emrpegos se deve a esforço de empresários capacitados que fizeram suas produções alcançarem mercados novos, como a Whirpool (que abriga marcas como Brastemp) com “ajuda” do governo na isenção de parte de impostos na linha branca, mas temos também empresa como a minha ou da minha irmã, que são de pequeno porte e não tiveram qualquer isenção de impostos... foi fruto de nosso mérito fazer com que ajudássemos a alimentar 8 famílias durante todo este período. Mas, mais uma vez é muito mais bonito acreditar que um homem do povo contra tudo e contra todos, um santo em forma de Lula, desceu para nos salvar e dar ao povo este presente que só ele sabe e pode dar.
Acho que chega, mas se quiser pode me fazer uma pergunta específica que te direi “um outro lado da história”. Basta ler com olhos de determinado grupo, e voce fará dos números seus mais fieis amigos.

Todas as fontes são do migre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário