segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ROTEIRO DE CINEMA

Para onde vai a vida
Segue assim desgovernada
Por palavras vai movida
Levam tudo, deixam nada

Pela rota se convida
Sai da boca minha estrada
O que eu digo não revida
Sou meu guia na manada

Digo amargo e sigo errando
Nas palavras me nivelo
Digo amor e sigo amando

O destino que revelo
Meu desejo se denota
O que eu digo segue a rota


Débora Aligieri
Poema publicado na Revista Autor de Agosto/2010


A arte barroca surgiu em Portugal por volta de 1580, num contexto de autoritarismo político, de expansão comercial e econômica, de luta de classes e de crise espiritual. Representando as contradições vividas pelo homem, do ponto de vista do estilo a linguagem barroca é representada pelo cultismo e pelo conceptismo. O conceptismo é marcado pelo jogo de idéias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, racionalista, que utiliza uma retórica aprimorada. Também conhecido como Quevedismo, em razão da influência do estilo do poeta espanhol Quevedo, o conceptismo consiste na exploração de elementos da lógica formal. "Roteiro de Cinema" é um soneto em redondilha maior, que utiliza o conceptismo, com enfoque no silogismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário