quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O sonho de Martin Luther King

A eleição de Barack Obama foi celebrada no Brasil como prenúncio de mudanças para melhor nas relações políticas e econômicas entre os dois países. O presidente Lula foi convencido de que a vitória de Obama embute bons prognósticos de benefícios comerciais ao país.
A expectativa favorável se consolidou depois de encontros ocorridos ao longo da campanha entre diplomatas brasileiros e assessores de Obama. O presidente eleito disse que tem dois projetos imediatos de interesse direto do Brasil. O primeiro é reaproximar os Estados Unidos de países da América Latina, como Venezuela e Bolívia. O Brasil seria o interlocutor escolhido dos americanos para essa tarefa. O segundo é diminuir a dependência de seu país do petróleo, incentivando o uso e a produção do etanol. O Brasil seria o principal parceiro na empreitada e se livraria das barreiras protecionistas americanas.

Fonte: Veja

A vitória de Barack Obama representa um grande passo na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Contudo, encaixar Obama na figura do bom mulato é também um preconceito: ele foi eleito presidente de uma nação capitalista ao extremo, cuja política nacional internacional se baseia em lucros financeiros, não no bem estar social do mundo. A fonte alternativa de combustível a que ele se referiu pode ser o milho, ao invés do álcool...Já no Brasil, presidente negro só em escola de samba.

2 comentários:

  1. bom PRA ELES que deram um grande passo frente as desigualdades raciais DELES.
    E nós? vamos encarar essa ou vamos continuar falando que o preconceito é apenas social?
    racismo não é piada. é poder econômico.

    ResponderExcluir
  2. A reclamação contra o feriado de hoje, dia 20/11, responde? já viu brasileiro reclamar de feriado?

    ResponderExcluir