sábado, 8 de novembro de 2008

Quem espera marola leva caldo

SÃO PAULO - O Brasil tem hoje 324 grandes obras de infra-estrutura em construção ou já contratadas (mas não iniciadas) correndo sério risco de atraso por causa da escassez de crédito que assola o mundo. Para serem concluídos nos próximos anos, os empreendimentos vão demandar cerca de R$ 90 bilhões. "Estamos agora concentrados na criação de soluções para evitar que haja descontinuidade das obras e atraso nos cronogramas", afirma o presidente da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy, responsável pelo levantamento sobre a necessidade de financiamento nas áreas de energia elétrica, ferrovias, rodovias e portos.
Godoy disse que cerca de 70% do volume de recursos deverá sair do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "Mas esse dinheiro pode ser liberado no início, no meio ou no fim do projeto. Até porque, diante dessa crise, todo mundo passa a contar com o banco para tudo e não tem dinheiro para todos."
Fonte: O Estado de S. Paulo

Se a escassez de crédito afetou o financiamento de obras de energia elétrica, ferrovias, rodovias e portos, que beneficiariam o setor industrial, não sobrará nada para financimaneto de programas habitacionais e de infra-estrututra. Quanto ao PAC, todos silenciam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário