domingo, 29 de julho de 2007

Cinema do Apocalipse: Os Pássaros



O filme "Os Pássaros", de Alfred Hitchcock, trata de um súbito ataque das aves aos seres humanos, em ondas de violência e de terror crescente.
A história descreve o encontro entre Mitch (Rod Taylor) com Melanie (Tippi Hedren, em seu primeira atuação para cinema) em São Francisco, e posteriormente em Bodega Bay (balneário ao norte da Califórnia), onde os ataquem se intensificam para o desespero de nossos heróis.
O filme se destaca pelo apuro técnico (comum ao mestre Hitch). Um exemplo é o fundo infinito revolucionário que permitia gravar as cenas em estúdio e depois sobrepô-las com um recorte de imagem perfeito a cenarios filmados anterior ou posteriormente. A montagem também deve ser citada. A cena dos olhos arrancados é uma das mais aterrorizantes do cinema.
Outra característica marcante é a ausência de música na trilha sonora, ressaltando o terror causado pelos sons de milhares de aves. Como não poderia faltar, o diretor desfila seu corpanzil fugazmente numa cena do filme. Um destaque especial para Jessica Tandy (Cocoon, Driving Miss Daisy) no papel da mão possessiva de Mitch.
O mais aterrador no filme não são os ataques em si, mas a possibilidade de uma "revolta do bichos" contra o homem, e o final apocalíptico que isso significa, e que encerra essa obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário