sábado, 7 de julho de 2007

Olha o fim do mundo aí. Parte I: o dilúvio.

Furacões, terremotos, tsunamis e chuvas torrenciais que culminam em alagamentos gigantescos, são manifestações espontâneas da natureza que, com o desenvolvimento da raça humana, passaram a ocorrer cada vez mais freqüentemente.
O degelo das calotas polares é o efeito mais comentado quando o assunto é o aquecimento global. O aumento do nível dos oceanos certamente afetará as populações humanas que vivem nas zonas litorâneas. Infelizmente ainda não se encarou o fato de que o efeito do degelo dos picos nevados causará um impacto muito maior para todas as formas de vida, incluindo seu causador: o homem.
As geleiras dos picos nevados são abastecidas todos os anos por tempestades de neve, o que não vem ocorrendo ultimamente, já que o mundo está mais quente. Essas geleiras, que regridem a cada verão, são nascentes dos principais rios do planeta. Rios que num primeiro momento receberão uma quantidade enorme de água vinda das seculares geleiras, causando inundações, mortes e despejo de toneladas de lixo e poluição em rios e mares. Num segundo momento, com o esgotamento dos recursos hídricos acumulados por milhares de anos, os rios perderão grande parte de sua força, acelerando o processo de desertificação que aos poucos vem ocorrendo em diversos pontos do globo.
(continua...)

Por Ibanez

Nenhum comentário:

Postar um comentário