quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Entre pares

Ao defender ontem a eleição de um travesti para o Congresso, o deputado Fernando Gabeira (sem partido-RJ) fez uma sugestão inusitada para financiar operações de troca de sexo. "Os travestis brasileiros que batalham lá fora [no exterior] poderiam doar U$ 1 para ajudar um travesti brasileiro a virar mulher."
As declarações foram feitas após o lançamento da primeira campanha de prevenção a Aids e doenças sexualmente transmissíveis voltada para travestis. O ato, na Câmara, é uma iniciativa do Ministério da Saúde "a campanha é centrada no reforço a atitudes de respeito e inclusão social desse segmento da população, que se torna muito vulnerável ao vírus da Aids pelo preconceito e violência".
A vice-presidente da Articulação Nacional de Transgêneros, Marcela Prado, presente no evento, considerou a campanha um passo importante contra a preconceito. "O mercado de trabalho é escasso, e não temos espaço. Eu queria trabalhar numa multinacional, mas a única opção de 90% dos transgêneros é o mercado sexual, a prostituição."
Em outubro, o Congresso lançou a Frente Parlamentar pela Livre Expressão Sexual. Um dos objetivos é aprovar 15 projetos sobre direitos de homossexuais. Na ocasião, Gabeira pregou a tolerância. "Que as pessoas façam sexo como quiserem. Se surgir o movimento pelo papai-e-mamãe, vamos apoiar também."

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário