domingo, 7 de setembro de 2008

As profecias de Ibanez

Cientistas venezuelanos constataram que, devido ao aquecimento global, em aproximadamente 13 anos, a neve deixará de existir nos picos andinos. Em alguns casos específicos, essa neve desaparecerá em cerca de 5 anos.
O que diria o brasileiro? Creio que ele diria – Foda-se, é na Venezuela, não é aqui! – mas o degelo dos picos andinos é o primeiro passo para a desertificação da nossa tão querida e surrada Amazônia, já que o rio Amazonas nasce nos Andes.
A bela floresta, ou pelo menos a parte do que resta dela, é fruto de disputas internacionais. Entretanto, se não brecarem o aquecimento global, a Amazônia será um dos primeiros ecossistemas a sucumbir ao aumento da temperatura e à seca.
Abaixo listo 5 itens para se refletir sobre:
1. Crescimento demográfico - o controle populacional tornou-se um item de primeira necessidade pra quem almeja ‘salvar’ o mundo.
2. Lixo e resíduos - não seria muito melhor, e ecologicamente correto, construir usinas de reciclagem de lixo do que novas usinas incineradoras.?
3. Fontes alternativas de energia - não seria mais ‘saudável’ para o planeta, investir pesadamente em captação de energia solar e eólica do que construir novas plataformas de exploração de petróleo?
4. Bio-combustíveis - destruir a mata nativa, que ainda existe, pra plantar cana, e usar da ‘queimada’ pra iniciar sua colheita, são atitudes que acabam jogando a eficiência dos bio-combustíveis bem pra baixo.
5. Ratos no navio - estamos esgotando os recursos naturais do planeta Terra e ele não está conseguindo mais repor no mesmo ritmo que consumimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário