segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Olha o fim do mundo aí. Parte IV: Fome.

O crescimento populacional é muito maior do que a capacidade de se produzir alimento. Essa é a única preocupação dos governantes, se teremos comida? E a natureza, ou o que sobrou dela? E os peixes? E os bichos silvestres e selvagens que ainda restam? E as florestas remanescentes? E as baleias, predadas sistematicamente?
As previsões dizem que em 2050 teremos 9 bilhões de pessoas no mundo. Hoje temos cerca de 6 bilhões. Quando chegarmos aos 9 bilhões, todos os animais existentes serão aqueles criados pelo homem; todas as plantas que existirem serão as cultivadas pelo homem, seja para alimento, seja bio-combustível; todos os rios remanescentes terão sido desviados de seus cursos naturais para o consumo das cidades; e a poluição impedirá qualquer tipo de banho de mar, de exposição ao sol ou de passeio ao ar livre sem máscara de oxigênio.
Na Ilha de Páscoa havia uma sociedade bastante avançada culturalmente, com agricultura e pesca plenamente desenvolvidas. Com esse conforto, eles passaram a venerar deuses. Essa obsessão fez com que usassem toda a madeira que havia na ilha para rolar e construir suas enormes estátuas de pedra. Em consequencia, e como não conseguiam mais sair para pescar, iniciou-se uma luta interna por comida e por água, até a completa extinção de sua população, por fome e por sede.
(continua)

Por Ibanez

Nenhum comentário:

Postar um comentário