segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Não temos Helena, mas muitos cavalos de Tróia

ATENAS - O governo da Grécia ofereceu recompensas de até um milhão de euros (cerca de R$ 2,6 milhões) para quem ajudar na captura dos incendiários que teriam provocado os incêndios florestais que mataram pelo menos 60 pessoas no país.
Novos focos continuaram surgindo - os bombeiros tiveram que combater 63 novos incêndios no domingo - no que as autoridades qualificaram de "desastre sem precedentes". Várias pessoas já foram presas por causa do fogo, de acordo com as autoridades.
As ruínas da antiga Olímpia, berço das Olimpíadas, também foram ameaçadas pelos incêndios, mas os bombeiros conseguiram manter o fogo à distância.
Fonte: Estadão

Enquanto aqui no Brasil...

Brasília - O tempo seco e quente e a ação humana estão facilitando o aumento de incêndios em áreas florestais no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o início de agosto foram registrados 11.920 focos de incêndio em todo o país.
Nas unidades de conservação ambiental, o prejuízo também é grande. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), atualmente três parques nacionais estão pegando fogo: o Itatiaia, no Rio de Janeiro; o Grande Sertão Veredas, em Minas Gerais, e o Parque Nacional de Brasília.
Em entrevista à Rádio Nacional, o sub-secretário da Defesa Civil do Distrito Federal, Luiz Carlos Ribeiro, informou que foi montada uma “operação de guerra” no Parque Nacional de Brasília. Segundo ele, não há perigo de o fogo atingir os moradores que estão perto do parque.
No entanto, Ribeiro aconselha as pessoas que moram próximo ao local a consumir bastante água e evitar exposição ao sol. Caso sintam algum desconforto respiratório, os moradores devem procurar atendimento médico.
Já no Rio de Janeiro, a direção do Parque Nacional de Itatiaia garante que a queimada está controlada, mas a visitação também foi suspensa.
Fonte: Radiobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário