quarta-feira, 10 de outubro de 2007

A saúde brasileira na fila de espera

A CPMF foi criada para financiar a área da saúde pública. Os ministros de Lula insistem em que, sem ela, chegaremos ao caos.
Analisemos os dados divulgados pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da União, o UNAFISCO.
Em dez anos, de 1997 a 2006, 18% do total arrecadado jamais foram aplicados, permanecendo esterilizados nos cofres da União. E esse percentual corresponde a um montante superior a 30 bilhões de reais.
Há 12 anos, as despesas com ações e serviços de saúde representavam 1,73% do PIB nacional. Isto em l995. Pois agora esse percentual é de 1,75%, ou seja, praticamente o mesmo.
Assim, os 190 bilhões arrecadados pela CPMF, por exemplo, em dez anos, isto é, entre 1997 e 2006, serviram para quê? Ou, melhor perguntando, onde foi que o governo conseguiu esconder soma assim tão fabulosa já que não o foi na área da saúde pública, seu destino final?
Se o governo de um desses países onde os serviços públicos primam pela excelência estivesse aumentando suas disponibilidades de caixa para compromissos futuros, até se poderia entender. Mas quando se vê, um dia depois do outro, o que acontece na emergência dos hospitais públicos brasileiros somente poderemos chegar a uma conclusão: está-se cometendo um crime contra nossa gente.

Fonte: Jornal de Debates

Um comentário:

  1. Sim, sim. Junto com a CPMF foi aprovado também a DUR (acho que é assim que se escreve) lembrada em carta encaminhada ao senador Cristovam Buarque pela presidente do Itaú Cultural, Milú Villela. Você ouviu falar dessa coisa? Nem eu. A primeira vez que ouvi foi nesse dia, quando o senador leu, durante uma das sessões a carta dela. E depois, no dia da votação, pela televisão, pelo presidente da Câmara pedindo aos deputados que se reunissem pra votação da CPMF e da DUR.
    Infelizmente não recordo o destino dessa taxa. Se eu não me engano é pra educação.
    Fica muito difícil acreditar num país justo (ou no mínimo, decente).

    ResponderExcluir