segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O que mudou em 15 anos? (Collor)

Vinte e nove de setembro de 1992. Quinze anos atrás, o Brasil vivia o mais surpreendente desfecho de suas crises políticas: a abertura, na Câmara dos Deputados, do processo de impeachment contra o presidente Fernando Collor de Mello. O país também fervia em cidadania, na maior das manifestações populares contra os desmandos da política.
Collor foi o primeiro presidente da história da República a sofrer um processo de impeachment, por suspeitas de corrupção, e deixar, forçadamente, o cargo antes do término do mandato, além de ter seus direitos políticos suspensos por oito anos. Ele foi acusado de manter um tráfico de influências dentro do governo - intermediado pelo ex-tesoureiro de campanha Paulo César Farias. Com o esquema, que ficou conhecido como PC Farias, teriam levado 1 bilhão de dólares dos cofres públicos.
O governo Collor passou à história como sinônimo de corrupção e também de impunidade. Com exceção de Paulo César Farias, nenhum dos integrantes do esquema foi condenado em última instância. O próprio Collor foi absolvido, em 1994, no Supremo Tribunal Federal, de todas as acusações, incluindo corrupção.
Após 14 anos afastado, ele retornou ao Congresso, no início de 2007, como senador, eleito pelo PRTB de Alagoas com mais de 500 mil votos. No entanto, desde agosto, se licenciou do cargo, até o final do ano. Em seu lugar, ocupa o cargo o primo e suplente Euclides Mello (PTB-AL). Já PC Farias respondeu pelos crimes de falsidade ideológica e evasão de divisas, e ficou dois anos preso.

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário