quinta-feira, 4 de outubro de 2007

A desigualdade excruciante

SÃO PAULO - O café da manhã vai pesar mais no bolso do consumidor. As padarias devem reajustar em cerca de 10% o preço do pão francês até o fim deste mês. O motivo é o aumento do custo com a farinha de trigo, principal matéria-prima do pãozinho, que subiu 50%, em média, nos últimos três meses. O preço médio do quilo do pão nas 4.800 padarias da Grande São Paulo, que varia entre R$ 4 e R$ 6, passará a variar entre R$ 5 e R$ 7, de acordo com o Sindicato da Indústria de Panificação de São Paulo (Sindipan). O repasse ao consumidor é praticamente inevitável. Ao renovar o estoque de farinha, a padaria não consegue segurar a alta no preço e repassa para o produto final.
Fonte: O Globo

O financiamento expandiu, o dólar caiu e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foi reduzido. Diante deste cenário, o diretor e organizador da 10ª edição da feira voltada para o mercado náutico São Paulo Boat Show, Ernani Paciornik, diz que o evento irá gerar R$ 150 milhões em volume de negócios.
Serão mostrados mais de 30 lançamentos, entre lanchas, jet skis, iates, velas e outros tipos de embarcações náuticas. Mas nada de conceituar como mercado de luxo. Segundo Paciornik, o barco está mais popular e hoje é quase como "um segundo carro". "Quem compra é o mesmo que adquire um segundo carro", diz.
Fonte: G1

Conclusão apocalíptica: Se o pão está mais caro, comamos brioche. E se o trânsito está caótico, andemos de barco.

Um comentário:

  1. Sim... por essas e outras que eu prefiro croissant e helicóptero. Barco é coisa de novo rico. Ou gentalha. asdafasdfasf

    ResponderExcluir